sexta-feira, outubro 26

Viva com Entusiasmo!




Há alguns meses, num curso do qual participei, assisti a uma palestra em vídeo em que o conhecido palestrante prof. Marins dava instruções de como viver com entusiasmo. Você pode ler sete delas abaixo e praticá-las. Vale a pena.

1) Cultivar o riso e o bom humor.
2) Não reclamar e não falar mal dos outros.
3) Iluminar sua casa e seu ambiente de trabalho.
4) Afastar-se de notícias ruins e pessoas negativas.
5) Valorizar insights positivos.
6) Ser alguém sempre pronto a colaborar.
7) Fazer tudo com sentimento de perfeição, entre outros.


Confesso que estava vivendo uns dias com muitas atividades e pouca motivação, o que aumentou mais meu interesse na palestra. E a dica que mais me chamou a atenção, talvez pela falta de motivação, foi a que incentivava a oferecer aos outros momentos “mágicos”, especiais.

Minha esposa, secretária de escola, enfrentava também dias de estresse em razão de se aproximar o fim do ano e diversas atividades se acumularem. Pensei então em aproveitar a dica em benefício duplo. Como valeu a pena seguir a instrução que, pensando bem, para nós cristãos, não é nenhuma novidade. E como é bom quando vivemos para fazer o próximo feliz. Cheguei à conclusão de que poderia resolver dois problemas com uma ação até simples, mas rara, e coloquei “mãos à massa”.

Passei em uma floricultura, escolhi um arranjo baseado no gosto dela e pedi para entregar no seu ambiente de trabalho.

Quer saber o que aconteceu? As pessoas perguntaram: “É seu aniversário, aniversário de casamento, dia de quê?” E a curiosidade mais infeliz: “Vocês brigaram, quer conversar a respeito?” Como rimos das perguntas.

Temos naturalmente, por causa do pecado, uma tendência negativa tão superior às positivas que atitudes que deveriam ser “normais”, quando acontecem, parecem “coisa de outro mundo”.

Concluindo, minha esposa ficou tão feliz por receber as flores num dia que não representava nada especial, que um dia como qualquer outro passou a ser “O dia especial em que recebi flores de meu marido”.
Para mim, aquele dia sem cor – o dia em que minha esposa ficou tão feliz – foi modificado. Ao vê-la assim, minha falta de motivação transformou-se em energia e ação.

Como nos faz bem ver pessoas felizes por nossas ações ou sentimentos. A instrução divina existe. Precisamos apenas de lembretes – no meu caso, foi uma palestra em vídeo.

Analisando os resultados, deixo aqui minha sugestão: não espere ficar estressado ou ver outra pessoa em situação ruim; ofereça momentos especiais. Eles são perfeitos na prevenção da falta de alegria, motivação, e você exercita o amor ao próximo. Faça alguém feliz! Você vai até chorar, mas de alegria.

Conheça também as Seções - "Ore Por Mim" e "Promoções e Sorteios"

Deixe seu comentário