sábado, novembro 15

A Crise Iminente






Postado por Eliézer Militão no blog Motivo de Alerta




Respondendo aos discípulos sobre quando aconteceriam os eventos que acabara de descrever e que sinais haveriam da Sua vinda e do fim de todas as coisas, Jesus misturou dois eventos distintos, mas descreveu duas grandes crises: Uma dizia respeito à destruição de Jerusalém e do reino de Israel e a outra, à conflagração final quando o Senhor Se levantará do Seu lugar para punir o mundo por sua iniqüidade. “Todo esse discurso foi dado, não para os discípulos somente, mas para os que haveriam de viver nas últimas cenas da história terrestre.” – DTN, 627.
Não acredito que alguém possa duvidar de que esses “que haveriam de viver nas últimas cenas da história terrestre” somos nós. As cenas que estão se passando diante de nossos olhos dão testemunho disso e deveriam nos fazer despertar.
Ao advertir os Seus discípulos e a nós, da crise que sobreviria ao mundo, Jesus pretendia que houvesse o devido preparo para que ela não nos surpreendesse, pois Ele sabia que os homens, usurpando sua autoridade, pensariam poder forçar a consciência de seus semelhantes até um limite que não poderiam transpor, quando então Deus Se levantará a favor de Seu povo leal.
Por meio de Seus servos no passado, Deus deu uma última oportunidade ao povo judeu para se arrepender. Muitos foram presos, julgados, condenados e mortos para dar testemunho da Palavra de Deus.
Do mesmo modo hoje, Deus nos chama para levantarmos a voz advertindo sobre a última crise que sobrevirá ao mundo “antes que venha o grande e terrível dia do Senhor.” Joel 2:31 “Pois haverá então grande aflição, como nunca houve desde o princípio do mundo até agora, nem haverá jamais”. Mat. 24:21
“Os que aguardam o Senhor, purificam a alma pela obediência da verdade. Com a vigilante espera, combinam ativo serviço. Como sabem que o Senhor está às portas, seu zelo é avivado para cooperar com as forças divinas para salvação de almas. Estes são os sábios e fiéis servos que dão ‘o sustento a seu tempo’ à casa do Senhor. Estão declarando a verdade especialmente aplicável a este tempo. Como Enoque, Noé, Abraão e Moisés, cada um declarou a verdade para seu tempo, assim hão de os servos de Cristo agora dar a especial advertência para sua geração.” DTN, 633
“Tudo no mundo está em agitação. Os sinais dos tempos são cheios de presságios. Os acontecimentos por vir projetam sua sombra diante de si. O Espírito de Deus está sendo retirado da Terra, e calamidade segue-se a calamidade em terra e mar. Há tempestades, terremotos, incêndios, inundações, homicídios de toda espécie. Quem pode ler o futuro: Onde está a segurança: Não há certeza em coisa alguma humana ou terrena. Os homens se estão rapidamente enfileirando sob a bandeira de sua escolha. Aguardam desassossegadamente os movimentos de seus chefes. Há os que estão esperando, vigiando e trabalhando pela vinda de nosso Senhor. Outra classe cerra fileiras sob a chefia do primeiro e grande apóstata. Poucos crêem de alma e coração que temos um inferno a evitar e um Céu a alcançar. ... A crise aproxima-se furtiva e gradualmente de nós.” Idem, 635

Ao fornecer uma visão antecipada dos elementos da crise que sobreviria ao mundo, Jesus pretendeu que Seus discípulos vigiassem em todo o tempo, orando para pudessem escapar de todas as coisas que haveriam de acontecer.


Essa é a nossa maior necessidade, vigiar e orar, para que nenhum sinal de alerta passe despercebido e sejamos tomados de surpresa pela vinda de Nosso Senhor Jesus Cristo.


Diante dessas declarações surgem algumas questões: Como será possível ultrapassar essa crise? Em que contexto a crise ocorrerá? Quem serão os seus protagonistas? Podemos realmente esperar uma crise tão furiosa e implacável?

Procurando encontrar respostas para essas e outras indagações, iniciei uma pesquisa que culminou em uma série de apresentações que denominei "Seminário Preparação Para a Crise Final", emprestando o nome do livro de Fernando Chaij, cuja leitura recomendo com vigor. Essas apresentações multimídia, reúnem textos inspirados, bem como, referências de acontecimentos históricos e contemporâneos, organizados e ilustrados de forma a permitir uma visão panorâmica da última crise que todos teremos que enfrentar.

(Dado o momento atual, julguei oportuno disponibilizar imediatamente a segunda parte deste Seminário. Você poderá copiá-la para seu computador, clicando no link abaixo. A sua distribuição e utilização é completamente livre. Oportunamente disponibilizarei aqui as demais apresentações, assim como, outros textos relativos ao tema do blog.)

Motivo de Alerta

"E olhai por vós mesmos, não aconteça que os vossos corações se carreguem de glutonaria, de embriaguez, e dos cuidados da vida, e venha de improviso aquele dia." "Vigiai pois em todo o tempo, orando para que sejais havidos por dignos de evitar todas estas coisas que háo de acontecer, e de estar em pé diante do Filho do homem." Lucas 21:34,36

Que as palavras de Jesus possam ser para nós motivo de alerta.