sexta-feira, julho 10

Enem garante guarda do sábado para adventistas


Nesta sexta-feira, 3 de julho, o presidente do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), órgão responsável pela realização do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), professor Reynaldo Fernandes, concedeu uma entrevista à equipe da ASN para falar sobre esta prova e sobre a proteção do direito de guarda do sábado. O Enem será realizado, em 2009, nos dias 3 e 4 de outubro, sábado e domingo, mas os adventistas do sétimo dia, segundo o professor Reynaldo, farão a prova após o horário do pôr-do-sol. Acompanhe abaixo a íntegra da entrevista.


ASN - O que é o Enem e quando foi criado?Reynaldo - É um exame de final de Ensino Médio que nasceu com a ideia de avaliar os alunos, dar uma auto-referência aos alunos. O Exame foi crescendo e hoje já é usado como principal elemento para ingresso nas Universidades. 70% dos alunos que fazem Enem alegam que o principal objetivo é tentar uma vaga na universidade.


ASN - O Enem adquiriu uma importância maior a partir deste ano? O que mudou?Reynaldo - Na verdade, estamos reforçando uma característica que o Enem ganhou com o tempo. O Brasil é o único país do mundo que tem diversos vestibulares, agora, a ideia é centralizar esse processo no Enem. Fizemos uma mudança no Exame para atender as exigências das Universidades e fazer com que ele seja mais representativo do Ensino Médio. Com o tempo ele será o principal elemento para seleção em qualquer instituição de ensino superior, seja ela pública ou privada.


ASN - Por que fazer o Enem 2009?Reynaldo - Ele é fundamental. Seiscentas instituições já usavam o Enem para seleção de alunos antes da mudança. Agora as federais aderiram ao Exame e pelo menos 20 federais vão usar só o Enem para seleção e outras com mais algum item agregado, praticamente todas vão usar o Enem como um dos seus parâmetros para seleção. Portanto, para os que pretendem ingressar em uma boa Universidade, o Enem se tornou praticamente obrigatório.


ASN - Quem pode fazer a prova do Enem?Reynaldo - Todos os concluintes do Ensino Médio e também aqueles que já concluíram há algum tempo e querem voltar a estudar.ASN - Onde deve ser feita a inscrição para o Enem 2009?Reynaldo - A inscrição é feita exclusivamente pelo site do Inep. O Enem foi marcado para os dias 3 e 4 de outubro – sábado e domingo. A Constituição Federal assegura os princípios de liberdade de consciência e de crença religiosa.


ASN - Qual a providência que o Inep/MEC tomou para atender os candidatos que têm o sábado como um dia especial de culto?Reynaldo - Aqueles que declaram a necessidade de guardar o sábado não farão uma prova diferente, mas o grande diferencial é que eles irão para um local especial e, após o pôr-do-sol, farão a prova. O direito de guarda do sábado estará preservado. É importante que, no momento da inscrição, todos os guardadores do sábado façam essa observação em sua ficha.


ASN - Explique melhor esse processo de identificação do guardador do sábado na ficha de inscrição.Reynaldo - Na inscrição, há um campo relacionado com necessidades especiais que, aliás, são várias, temos diversas situações especiais. Neste campo, os guardadores do sábado devem assinalar a necessidade que eles têm.


ASN - E quem já fez a inscrição e não marcou esta opção?Reynaldo - Para estes a orientação é a seguinte: ao entrar no site há dois campos para inscrição. Um deles refere-se ao acompanhamento da inscrição. É neste campo que o interessado deve ingressar e fazer a alteração, informando assim ao Inep a necessidade de começar a prova após o pôr-do-sol.


ASN - A que horas todos os candidatos, inclusive os guardadores do sábado, devem se apresentar nos locais de exame?Reynaldo - Exatamente uma hora antes do horário de início do Exame. A prova está marcada para começar às 13 horas, portanto, o aluno deve chegar pontualmente às 12 horas. Este horário funcionará para todos, inclusive os guardadores do sábado que ficarão em uma sala especial durante o período da tarde.ASN - Qual será o tempo de duração das provas?Reynaldo - Até 4 horas e meia no sábado e cinco horas e meia no domingo.


ASN - Quando sairão os resultados do Enem 2009?Reynaldo - Os resultados serão liberados no começo de dezembro, porém, sem a nota da redação. Os resultados da redação virão um mês após, já que se trata de uma correção mais demorada.


ASN - Uma pessoa que não conseguir um bom resultado no Enem 2009 terá outras chances?Reynaldo - Vamos começar a ter provas mais sistemáticas do Enem. Ele é comparado ao longo do tempo. Se o aluno não foi tão bem, ele pode fazer uma outra prova em outra oportunidade. A ideia é que o último Exame que o estudante realizou seja utilizado para seleção.


ASN - Um recado final para todos os jovens envolvidos com o Enem.Reynaldo - Geralmente a ansiedade é grande nessa fase da vida. O importante é que o aluno procure ficar tranquilo lembrando que se ele está bem preparado para participar de um processo seletivo, seja no sistema antigo ou no novo, ele irá alcançar um bom resultado. Para mais informações e detalhes acesse o site do Inep.